Formação Fundacional: Yoga Através da Lente de Trauma e Encarceramento (em Português)

Esta formação online é uma evolução da popular formação presencial de um fim de semana que oferecemos desde 2010. Mais de 3.000 pessoas participaram num dos nossos programas de formação. Muitos tornaram-se facilitadores conduzindo práticas de yoga com homens, mulheres e jovens encarcerados; alguns até começaram os seus próprios programas de serviço de yoga. Tivemos advogados, terapeutas, assistentes sociais, ex-presidiários, policiais e outros que trabalham em prisões e cadeias participando na nossa formação.

Esta formação fornece uma base sólida para entender a necessidade de abordar o trauma – interpessoal e sistêmico – como a principal força subjacente por de trás do encarceramento e a justificativa para práticas de meditação e mindfulness baseadas no corpo, como o yoga, para lidar com esse trauma.

A formação consiste em 4 a 6 horas de aprendizado online individualizado e 14 horas presenciais, para um total de 20 horas de formação.

O conteúdo de aprendizagem online consiste em seis partes:

● Uma Visão Geral do Encarceramento e Filosofias da Justiça

● Raça, Gênero, Classe e Encarceramento

● Trauma, Saúde Mental, Dependência e Encarceramento

● Yoga para o Trauma

● Yoga para pessoas encarceradas

● Serviço de Yoga e Transformação Pessoal

Cada seção consiste num estudo online guiado e individualizado com curadoria de leitura, vídeos, podcasts, galerias de imagens e tarefas de pesquisa. Dentro de cada seção, os tópicos são apoiados por questionários para ajudar a integrar o conteúdo e fornecer uma oportunidade de autorreflexão.

Ao longo da formação, terás a oportunidade de interagir com os professores do Prison Yoga Project e outros participantes numa série de workshops (veja abaixo), em grupos de discussão virtuais, e terá acesso a um fórum de discussão online para tirar dúvidas e compartilhar insights. 

A formação também oferece acesso a vídeos de prática para uma experiência da nossa abordagem ao yoga informado sobre trauma. Receberás uma cópia em PDF do livro “Yoga: o Caminho para a Cura e a Recuperação” escrito por James Fox; o mesmo livro que distribuímos gratuitamente para pessoas encarceradas nos Estados Unidos e no México.

Há um enorme potencial neste campo de serviço. O ambiente do encarceramento intensifica-se e torna explícitos temas que vemos circulando por toda a nossa sociedade. Mostra-nos o pior da humanidade e o melhor. Fornece-nos uma lente que podemos usar para examinar o mundo ao nosso redor e a nós mesmos. Viajar para este mundo provavelmente irá mudá-lo, talvez significativamente. Ouvimos com tanta frequência pessoas que facilitam o yoga dentro de casa que perdem o interesse em ensinar em outro lugar. Encontramos algo real e significativo quando entramos ao serviço num dos ambientes mais traumatizados e traumatizantes conhecidos pela humanidade. Existe um tremendo potencial para a cura profunda através do serviço.

Quem deve participar?

Esta formação é para qualquer pessoa que beneficiar de:

● Visão sobre o estado atual e as raízes históricas do nosso sistema de justiça criminal

● Consciência da prevalência, mecanismos e impactos do trauma, especialmente no que se refere ao crime

● Entender o yoga e outras práticas de mindfulness incorporadas como um caminho para curar traumas e transformar a justiça do nosso sistema

Esta formação não é apenas para profissionais de yoga. É para:

● Qualquer pessoa que trabalhe na prisão ou cadeia como funcionário ou como parte de uma organização comunitária sem fins lucrativos

● Advogados, terapeutas, assistentes sociais, conselheiros de dependência, professores e outras pessoas cujo trabalho está dentro ou cruza o sistema de justiça criminal

● Ex-presidiários e seus amigos e familiares

● Pessoas interessadas em trazer uma abordagem mais eficaz e humana para lidar com o crime, vícios e saúde mental nas nossas comunidades

O que esperar?

● 4 a 6 horas de estudo individualizado (10 horas on line)

● 14 horas presenciais

● Grupos de discussão regulares do Zoom

● Vídeos de prática

● Uma cópia em PDF de “Yoga: Um caminho para cura e recuperação”

Quando posso começar?

  • ONDE: Divisão de Formação da DGRSP, Estrada do Murganhal, 11, 2760-085 Caxias
  • DATA: 13 e 14 de abril de 2024
  • CUSTO: 290 euros             HORÁRIO: 9h30 -13h30; 15h00-18h00
  • CUSTO Para os professores do projecto: 145 euros
  • INSCRIÇÃO: https://forms.gle/yj7q5w7tZunR6K4P7 

Quanto custa? 

A formação é gratuita para os Professores Voluntários do Projecto em Portugal. Para os restantes interessados o valor é de 290 euros.

Course Content

Expand All

Sessão 1 - Sistema de Justiça Português

Sessão 2 - Trauma, Saúde Mental, Adição e Encarceramento
Lesson Content
0% Complete 0/1 Steps
Lesson Content
0% Complete 0/1 Steps
Sessão 3 - Yoga para o Trauma
Sessão 4 - Yoga para Reclusos
Sessão 5 - Yoga do Serviço e Transformação Pessoal
Not Enrolled
This course is currently closed

Course Includes

  • 11 Lessons
  • 44 Topics